EDUCAO
Data: 29/05/2018 - 15:35:58
SOS EDUCAO
Sindicato alerta sobre caos gerado pela falta de gs de cozinha e carncia de gasolina

Na semana passada, o Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Ararangu (Sindma) e o Conselho Municipal de Educao (CME) protocolaram junto Prefeitura Municipal e ao Ministrio Pblico sua preocupao em relao s consequncias geradas pela falta de gs em vrias unidades escolares. J nesta segunda-feira, dia 28, o impasse teve outro captulo. Desta vez, atendendo a apelo feito por populares, o Sindma esteve fiscalizando a situao de dois educandrios, nos quais constatou que o problema agravou-se. Sindma e CME discordam da recomendao do Departamento de Ensino Infantil, que, por meio de ofcio solicita aos pais que forneam a alimentao (almoo) para seus filhos que frequentam os Centros de Educao Infantil CEIs (populares creches).

Gs de cozinha
No Centro de Educao Infantil So Jos, situado no Bairro Jardim das Avenidas, a falta de gs iniciada na quinta-feira, dia 24, tem ocasionado vrios problemas. Na unidade, os servidores no tm como preparar almoo. Essa situao faz com que muitas crianas tenham que ingerir alimentos frios como arroz, massas e molhos. Das 151 crianas de zero a cinco anos que freqentem o local, somente quatro compareceram ao educandrio nesta segunda-feira, dia 28.
Situao semelhante acontece na Escola de Ensino Infantil Professora Bernadete da Costa Nolla, conhecida como Creche Modelo, no Bairro Lagoo. A carncia do gs de cozinha iniciou nesta segunda-feira. Na mesma data, apenas 15 crianas compareceram unidade.

Dificuldade de transporte
Alm da preocupao com a falta de qualidade na educao e o bem estar das crianas que freqentem as unidades onde falta gs de cozinha, o presidente do Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais, Fernando Espindula salienta que a entidade contrria a manuteno de expediente nos locais onde existe esta carncia. A situao mais crtica do que parece. A alimentao das crianas deve ser adequada e satisfatria sob pena de ocasionar uma srie de problemas. Outras unidades que tem carncia do gs de cozinha so o Centro de Educao Infantil Alto Feliz e o CEI Cidade Encantada, esta no Bairro Jardim das Avenidas. E, pelo que constatamos brevemente muitos educandrios estaro enfrentando a mesma situao. A preocupao generalizada, adverte.

Outro fator destacado por Fernando Espindula que, o Sindicato no aceita que a Prefeitura Municipal desconte em folha eventuais ausncias ao trabalho dos servidores que no tiverem condies de comparecer as unidades de ensino devido falta de combustvel que assola o pas.