CONGRESSO DE PREFEITOS
Data: 14/06/2018 - 14:49:09
CONGRESSO DE PREFEITOS
Sindma participa do evento e apoia carta aberta, que une entidades para cobrar ao e transparncia

Ararangu/Florianpolis

Atento aos acontecimentos da idade, estado e pas, o Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Ararangu (Sindma) est participando ativamente dos debates que ocorrem durante o Congresso de Prefeitos 2018. O evento realizado entre 11 e 14 de junho, no Centro Sul, em Florianpolis.

Luta pelos direitos
Durante o evento, a Federao dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram), Central nica dos Trabalhadores (CUT), Confederao dos Trabalhadores no Servio Pblico Municipal (Confetam) e 25 sindicatos associados apresentaram aos prefeitos uma carta aberta solicitando responsabilidade, compromisso com a democracia e valorizao da classe trabalhadora. O documento destaca que os direitos dos trabalhadores so resultados de muita dedicao, significando conquistas e que, por isso no podem ser sumariamente retirados. Na carta as entidades demonstram preocupao com os desmandos patrocinados pelo desgoverno liderado por Michel Temer. Entre os pontos mais crticos so citados a terceirizao dos servios, entrega do pr-sal para multinacionais, ameaa da reforma previdenciria e falta de transparncia nas eleies, explica o tesoureiro do Sindma, Daniel Souza, Chico.

Presidenciveis
A programao oficial do Congresso de Prefeitos 2018 inclui anlise, troca de ideias e debates sobre as diferentes realidades municipais, programa cidades inteligentes e solues inovadoras em gesto administrativa. Alm disso, nesta quarta-feira, dia 13, houve um painel de debates com sete pr-candidatos a presidente da Repblica. Cada um deles teve 30 minutos para expor suas idias em relao pauta comum, abrangendo temas como: pacto federativo, reformas tributrias, redistribuio das responsabilidades e encargos, investimento em infraestrutura, tecnologia e inovao, desafios para ampliao e manuteno dos servios nas reas de sade e educao.

Mobilizao
O evento, que organizado pela Federao Catarinense de Municpios (Fecam), mobiliza aproximadamente 1,5 mil lideranas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretrios e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, alm de servidores pblicos de diversas reas.